domingo, 27 de janeiro de 2008


A Wicca é uma Religião neopagã, iniciática, sacerdotal, com base de práticas na Bruxaria Européia, sendo, inclusive, chamada atualmente de “Bruxaria Moderna”. Suas práticas estão diretamente relacionadas aos ciclos Solar e Lunar, e demais mudanças naturais. Foi desenvolvida na década de 50/60 a partir de estudos de um senhor inglês chamado Gerald Brosseau Gardner que interessado no ocultismo e na Bruxaria, começou a fazer pesquisas e buscar formas de praticar as religiosidades baseadas nesses sistemas. Gardner iniciou o processo de arrecadação de informação sobre os antigos cultos pagãos desde muito cedo, através de suas andanças pela Ásia e Europa. Naquele tempo as Leis contra a Bruxaria ainda eram vigentes na Inglaterra.

Na Década de 50, com o fim da última lei contra a Bruxaria e demais práticas mágickas, Gardner lançou dois livros de grande importância para a volta da Bruxaria ao cenário social - Witchcraft Today (1954) e The Meaning of Witchcraft (1959). Afirmando ter sido iniciado em um Coven (família/grupo) de bruxas tradicionais Britânicas, Gardner criou seu próprio grupo, e deu a suas práticas o nome de Wicca, utilizando o nome que ouvira do seu antigo grupo.
O termo Wicca vem do Inglês Arcaico Wicce/Wicca (feminino/masculino) expressões diretamente ligadas à magia e/ou aos seus praticantes, servindo, dessa forma, para designar os praticantes de algum sistema de Bruxaria. A Wicca é dividida em diversas tradições, porém, poucas são aquelas que realmente possuem uma linhagem direta até Gardner e, por essa razão, as tradições mais antigas como a Gardneriana e a Alexandrina normalmente são aceitam como válidas outras tradições ‘novas’. Para compreender toda a história, teologia, liturgia, e demais conceitos e práticas da Religião Wicca é necessário que o buscador dedique-se seriamente aos estudos, em livros, sites, comunidades e que posteriormente busque grupos sérios para se interar da religiosidade.
Primeiro tenha uma base de conhecimento, para que assim possa reconhecer as boas informações e para que possa constatar quem é um verdadeiro sacerdote e quem é um charlatão.

Nenhum comentário: